segunda-feira, 6 de julho de 2015

22 semanas de gravidez: Ecografia morfológica

Foi nesta 3ª feira dia 30 que fizémos a ecografia morfológica dos nossos gémeos.
Para algumas pessoas é uma ecografia temida, porque pode revelar problemas com o desenvolvimento do bebé, mas nós encarámos esta ecografia com a expectativa de que tudo estaria bem. E de facto, tudo continua bem.
É impressionante ver como os bebés se desenvolvem tão rapidamente! Na última eco de controle, às 16 semanas, eles estavam localizados abaixo da linha do umbigo, mas nesta eco, apenas ela estava a ocupar todo o espaço abaixo do umbigo, no entanto ele já estava alojado bem acima, junto às minhas costelas, onde é suposto estar o meu fígado e estômago (e cá está a razão das minhas dores de costelas, das quais continuo a sofrer diariamente).

Esta eco é muito gira de ver, porque conseguimos ver com detalhe tanta coisa, incluindo a cara dos bebés! Conseguimos ver os lábios, orelhas, os olhos fechados, o nariz, o queixo, a boca a abrir e fechar, as mãozinhas a abrir e fechar, os pés a mexer, o cordão umbilical, coluna, perímetro abdominal, perímetro da cabeça, o cérebro e cerebelo, a 4 cavidades do coração, confirmação do sexo, tanta coisa! 40 minutos de ecografia para os 2 bebés, que pareceram passar num instante!
Por mim, acho que ficava todo o dia ligada a um monitor só para ver o dia a dia dos bebés dentro da minha barriga :)
Ambos estão com percentil 90 de altura (grandes como o pai!).

Baixa por Gravidez de Alto Risco
A minha baixa de 8 dias foi transformada numa baixa de gravidez de alto risco, até ao final da gravidez. A médica não quis arriscar e para evitar complicações, decidiu que mais valia ficar de repouso em casa, dando-me permissão para sair dentro de certo horário.
E assim cá tenho estado eu, a fazer vida de repouso no sofá durante tooooodo o dia.


Aumento de Peso
Tenho aumentado muito pouco de peso, também tenho sido ajudada pela dieta imposta por causa da diabetes gestacional, da qual padeço desde que foi detectada às 12 semanas. Os valores dos diabetes do pequeno almoço continuam descontrolados e na consulta de metabólicas da próxima semana, quase de certeza que deverei passar a insulina - o repouso não conseguiu controlar os diabetes e é sabido que o stress, nervosismo e a adrenalina que se sente enquanto se trabalha, faz com que os diabetes se alterem, e por isso aguardava-se para se ver se o repouso permitia controlar os diabetes, em conjunto com a dieta da alimentação.
Agora às 22 semanas, estou com 76Kg, pesada com roupa e sem ser em jejum. Só aumentei 3Kg de peso até agora... e cada um dos bebés já tem 500g!

2 comentários:

  1. Muitos parabéns por tudo! Principalmente pelos bebés que estão a crescer muito bem, mas também por esse pequeno aumento de peso que é invejável, sobretudo quando tem dois bebés dentro da barriga e já tão grandes! Que tudo continue a correr pelo melhor!

    ResponderEliminar
  2. Que bom que está tudo bem com os bbês !
    Bjss

    gravidezaos19.blogspot.com.br

    ResponderEliminar