segunda-feira, 17 de agosto de 2015

28 semanas de gravidez e a azia

Azia, aquele fogo que nos sobe pelo peito!

Nos primeiros meses de gravidez, quando vomitava a toda a hora e nem o Nausefe impedia o vómito (com Nausefe não vomitava com tanta frequência durante o dia, mas todos os dias vomitava!), sentia constantemente azia, fome e nem o facto de comer aliviava a fome, mesmo que já me sentisse cheia. Bebia água muito frequentemente, comia amêndoas com pele e nada aliviava a azia. Assim se passaram os primeiros meses.

Agora, no último trimestre, ainda vomito só e apenas se não tomar o meu amigo Nausefe. Eu vou experimentando de vez em quando não tomar e é certinho que no dia a seguir a não tomar, estou a vomitar pequenos almoços, lanches, jantar... e por isso (ainda!) continuo a tomar Nausefe de manhã e à noite. Se não tomar o da manhã, vomito à noite; se não tomar o da noite, vomito de manhã. Estou a ver que vou estar a parir as crianças e ainda vou estar a vomitar.

Felizmente aquela azia constante, desapareceu nesses primeiros meses e agora só sinto azia quando se aproxima a hora de mais uma refeição ou lanche. Até já uso essa sensação como relógio: sei que se aproxima a hora X, que já passou 1h30 ou 2h após a última vez que comi e que está na hora de ir comer novamente (mas confirmo com um relógio a sério, como o do telemóvel). Após comer a sensação de azia passa.

Mas o que me começou a acontecer agora é que... acordo entre as 2 e as 3 da manhã com azia! Precisamente depois de 2h desde a última refeição do dia, que é a da meia noite. E não consigo voltar a adormecer com este fogo que arde que nem um doido. Então agora a rotina nocturna tem sido, para além de me levantar 2 ou 3 vezes para ir ao wc fazer um xixizinho, meter mais uma almofada debaixo da cabeça e tomar uma pastilha de Kompensan durante a noite. Só assim consigo adormecer novamente.

Infelizmente não vou seguir mesinhas caseiras, por causa da diabetes gestacional e toda a dieta rigorosa de horário, alimentos permitidos e quantidades permitidas que lhe está associada. Kompensan resulta e foi aconselhado pela obstetra, siga para bingo!

2 comentários:

  1. Já está quase! Eu tinha muita azia e depois do parto não voltei mais a senti-la! Até já me esqueci desse incómodo! Boa sorte para a reta final e uma hora pequenina!

    ResponderEliminar