sexta-feira, 27 de abril de 2012

3ª FIV/ICSI: Eco e análises Nº5


Hoje foi a 5ª vez que fiz eco e análises nesta 3ª FIV/ICSI.
Os meus braços já andam negros de tantas picas de análises e a minha barriga está cheia de nódoas negras e pintinhas vermelhas das picadas.
Já é uma rotina acordar dia-sim dia-não bem cedo, para estar nas análises às 7.40 (para ser das primeiras a fazer análise para me despachar e ir trabalhar depois da eco).

Mas hoje demorei tanto tempo na MAC! As análises "foram rápidas" e ainda não eram 9 e já estava sentada à espera de fazer a eco. MAS, não há bela sem senão! Como já estava com os ovócitos num estado avançado, a Drª Teresinha apareceu no corredor a dizer que iria ser ela a ver as senhoras no estado mais avançado, e por isso outras passariam à frente para fazer eco com a outra médica que lá estava (seria estagiária?).
A Drª Teresinha mais uma vez desdobrava-se em movimentações a tratar de tudo ao mesmo tempo, ia lá para dentro, voltava para mais umas ecos e ia outra vez lá para dentro (fazer punções e transferências?). Com esta espera toda, acabei por ir 2x ao wc sem vontade, para manter a bexiga vazia. Ali na MAC dizem para ter a bexiga vazia para a eco e estão constantemente a relembrar para se ir ao wc esvaziar a bexiga.
Finalmente chegou a minha vez (já perto do meio dia) e lá vi 1 ou 2 ovócitos de tamanho 19 e outros mais pequenos com 14, 15, 16... A Drª Teresinha mostrou-me o valor do estradiol de 4ª feira e estava em 777. Só por causa disso, a punção será na 2ª feira em vez de ser no domingo, para deixar o valor do estradiol subir mais um pouco.
Hoje já fiz a última dose de Puregon à noite, sempre com 100u, amanhã de manhã será a última de Orgalutran e amanhã à noite, às 22h será o Ovitrelle. Amanhã de manhã ainda terei de fazer análise ao estradiol, porque ali na MAC é preciso ter uma análise feita no mesmo dia do Ovitrelle.
Domingo será o dia de descanso de picas e terei de fazer o jejum de sólidos e de líquidos a partir da meia noite de domingo.
2ª feira: Punção!

Entretanto confirmei hoje no trabalho nos Recursos Humanos, junto do advogado da empresa, de que posso levar uma declaração médica que recomende ficar em casa devido ao tratamento de PMA, de forma a ter sempre os dias com falta justificada e remunerada tal como previsto no Artigo 249º alínea d) do Código do Trabalho, do qual falei aqui no outro dia.

6 comentários:

  1. Gosto TANTO de saber istooooooo!!! :D

    Deixei-te mensgaem MUITO semelhante (Esta tem MAIS info) no meu blog, mas como n quero q a percas, venho tb escrever aqui! Desculpa a repetição!

    Pronto, então agora com punção marcada, tá a comprar e fazer gelatinas para teres no frigorífico para te ajudarem depois da punção a evitar a hiperestimulação. Eu tb tomei, por indicação do médico, Protifar (compras em qq farmácia e é uma lata grandeeeeee). São proteínas em pó. Tomava duas colheres por dia q misturava com a gelatina ou outra coisa qq. N é muito agradável, mas pronto, tb se toma num instante e se pode ajudar à recuperação da punção e a evitar a hiperestimulação, faz-se! ;)

    Não te esqueças tb de beber pelo menos 1 litro (ou mais)de água por dia, sobretudo com o aporte adicional de proteínas isso é muito importante para q os teus rins funcionem bem e para q te mantenhas bem hidratadinha (e o teu endométrio tb! ;)).

    Eu tomava (e tomarei até às 36semanas) tb 1 aspirina de 10mg por dia(já n sei a partir de que dia o médico me mandava tomar, mas isso n te aconselho a fazeres por ti... podes é falar com a tua médica sobre isso....). Parece q ajuda a q o sangue esteja mais fluido e há quem diga (embora os estudos sejam contraditórios) q pode ajudar na implantação....

    E depois, manter esse espírito e organizar tudo para te tornares uma DONDOCA nas próximas semanas! ;)

    Beijinhos GIGANTESSSS e tudo a continuar assim!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Ah! E tb já sabes q eu fiz descanso em casa desde a punção até à data do Beta. Mais absoluto fiz desde a punção até cerca de 1 semana depois da transferência.

    Aproveito tb para partilhar o link q usei para me guiar para saber a partir de quando poderia ser menos mau para começar a movimentar-me, sair de casa e andar de carro: http://www.nyufertilitycenter.org/ivf/embryo_transfer

    Até ao dia da "implantation complete" eu n saí de casa, n andei de carro e mesmo em casa tentei fazer movimentos mínimos. O pior foram os cães q, coitadinhos, ainda ficaram 2 dias sem estarem junto a mim e eu já tinha saudades deles e eles de mim...

    Não faço ideia se alguma destas coisas ajuda verdadeiramente, mas a minha consciência pediu-me para agir assim. Sei q as restantes gravidas andam de um lado para o outro em vidas bem agitadas e q engravidam na mesma, mas eu n ia conseguir passar por outro negativo sem sentir q tinha feito tudo o q podia.....

    De qq forma já sabes q o teu corpo engravida e isso é uma coisa MUITO BOA! ;)

    O tempo de espera, a inactividade e o isolamento dessa espera são torturantes e duros, sobretudo porque contamos cada segundo para esse resultado q TANTO desejamos e tememos, pelo q tenta rodear-te de coisas q ames e q te façam feliz e se tiveres amigos e familiares disponíveis e n chatos, podes tb pedir q te visitem e te distraiam o máximo possível! ;)

    CORAGEM! Estou muito animada com a forma cmo tudo está a correr desta vez! Tirando as esperas horríveis, estou com óptima impressão da infertilidade da MAC, pelo q tenho lido de ti! ;)

    Beijinhosssssssssssssss
    Beijinhosssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. ta na torcida o pesoal aqui de casaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  4. Desejo que tudo corra bem! Que a gravidez seja mais que um obejctivo, seja a realização dos sonhos. Estou a torcer por vocês. Tudo de bom e muita sorte.

    PS- Suponho que o atestado deva indicar PMA, não é? Possivelmente quando chegar a minha vez, vou ter de ficar de férias já que não pretendo que a entidade patronal saiba da situação. N o primeiro pus baixa. Agora ando a guardar as férias para isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Alice!
      Nos outros tratamentos, meti baixa, mas é tão chato o meu marido ir perder tanto tempo no centro de saúde para pedir a baixa. Também acho que o atestado deva dizer PMA, depois alerto o médico que o passar para não se esquecer disso :)
      beijocas e tudo de bom!

      Eliminar
    2. Quando fiz a FIV, o médico do Hospital passou logo a baixa. Não necessitei de ir à médica de família.

      Vou mesmo optar por colocar férias; não tenho interesse em divulgar a situação junto da entidade pratronal sobre a situação, além de alimentar mexericos que acho desagradáveis.

      Beijinho

      Eliminar