segunda-feira, 6 de outubro de 2014

7ª FIV/ICSI: Hiperestimulação - última consulta de reavaliação

Voltei hoje à MAC, para a consulta de reavaliação do meu estado de hiperestimulação.

Cheguei às análises às 10h, para deixar passar a hora de ponta das análises e assim evitar esperas, despachar-me rapidamente das análises, esperar 1h pelo resultado, ter a consulta e sair de lá por volta das 11h. MAS, o destino não se controla como planeamos e por isso, quando me dirigi ao guichet das análises (mal cheguei foi logo a minha vez, a senha era a próxima a ser chamada) e procuraram pelas minhas análises no sistema, elas não apareceram. Lá informei que tinham sido passadas 5ª feira e tal... mas nada. Ligaram para o PMA, para passarem novamente as análises e que informassem quando estivesse pronto (pelo meio disto tudo perdi a noção do tempo que se foi passando). Passado algum tempo informaram que já tinham passado e... continuavam a não aparecer no sistema. Passado um bocado perguntaram-me se era um betaHCG e eu disse que não, que não tinha feito transferência de embriões e por isso um betaHCG não era de certeza. Informei que as análises que iria fazer eram iguais às que tinha feito na 5ª feira passada, caso tivessem acesso, para verem. Mandaram-me aguardar e passado um bocado chamaram-me ao guichet e disseram-me que acharam as análises. Quando deitei os olhos ao papel que tinham na mão, disse que aquelas análises não eram as minhas, pois tinham na mão a requisição de uma análises de outra pessoa com os 2 primeiros nomes iguais aos meus, mas os apelidos não tinham nada a ver. Lá foram ver outra vez... um bocado depois, lá me chamaram para fazer as análises (finalmente!). Já tinha passado 1h desde que ali tinha chegado e andava eu entretida a mirar e escutar as tentativas de acharem as minhas requisições online, que nem dei pelo tempo a passar.

Foi uma analista, que já me tinha atendido na semana passada, que me chamou e reconheceu os meus apelidos e perguntou-me se eu não tinha ali estado há pouco tempo atrás. Confirmei que tinha sido na semana passada que tinha sido atendida por ela. Esta analista tem mãos de anjo, tira sangue com muito cuidado, é muito simpática, nunca fiquei com o braço negro tendo passado pelas mãos dela.

Depois das análises feitas, lá segui para o PMA, onde informei que tinha feito as análises e que estava ali para ser reavaliada por causa da hiperestimulação, mas que era preciso esperar pelo resultado das análises para poder ter a consulta. Deram-me o relatório do tratamento, deste ciclo, que já estava no guichet pronto para eu levar. Vi que lá dizia "nº de embriões criopreservados: 1". 1?? Mas não eram 2? E depois dizia "4células grau2 (x2)". Este x2 não percebi bem de onde vem, serão 2 embriões de 4 células grau 2 e no nº de embriões ter-se-ão enganado? Bem, pelo menos é de grau 2, o primeiro de grau 2 que temos! O nosso melhor embrião de sempre!

Embrião 4 células
Um embrião com 4 células

Sabem o que quer dizer grau 2? É a mesma coisa que classe B.

Em geral, embriões de 2º dia (D2) devem apresentar de 2 a 4 células, e embriões de 3º dia, de 6 a 8 células.

A classificação da fragmentação varia, mas é frequentemente classificada em 4 graus:
Grau A ou I: fragmentação < 10%;
Grau B ou II: fragmentação de 10-25%;
Grau C ou III: fragmentação de 25-50%;
Grau D ou IV: fragmentação > 50%

Assim, a classificação até o 3º dia de vida embrionária é feita com um número (número de células) e uma letra ou número romano (grau de fragmentação). Ex.: embrião de terceiro dia 8 A, ou 8 I, embrião de excelente qualidade, com 8 células, sem fragmentação. Na prática: 8A ou 8célsI ou 8g1.

E assim lá me sentei eu numa cadeira pronta para esperar... trouxe comigo um livro digital para ler, do José Rodrigues dos Santos, e comecei a ler "A Filha do Capitão". Durante as férias no Verão li "O Sétimo Selo", também do José Rodrigues dos Santos e adorei a história e a forma como ele escreve. Fiquei fã e ansiosa por ler mais livros dele. Ali na MAC é um bom sítio para ler, para podermos esperar sem desesperar.
"A Filha do Capitão", de José Rodrigues dos Santos


Ia eu na página 30 (e já sem mais ninguém à espera no corredor para ser atendida) quando ouço o meu nome a ser falado numa sala, era a Dra Graça a explicar (com a estagiária?) o meu caso, o que tinha acontecido, a terapêutica aplicada e passado pouco tempo a Dra chamou-me. Disse-me que as minhas análises já estavam boas, mas para continuar com a água e proteínas, e ir reduzindo as proteínas gradualmente. Disse-me para continuar a fazer repouso até ao final da baixa, que é já no dia 10 (yey, está a acabar, já estou farta de andar por casa). E depois, quando ela disse "quando aparecer o período..." eu interrompi e disse "pois, queria falar-lhe disso, apareceu ontem". E de seguida perguntou "...e é regular?" e eu "não, apareceu agora e depois não sei quando é que vai aparecer novamente". "Ok, então tenho de ver como é que vamos fazer para a TEC e depois ligo-lhe a informar". "Está bem".
Mostrei ainda as minhas anotações sobre os registos de peso e perímetro abdominal e verifica-se que nos últimos dias estabilizaram. De momento estou com 71,5Kg e com 93 cm de perímetro abdominal.

Já não vão ser precisas mais consultas de reavaliação.
Saí da MAC já passava das 12.30...

6 comentários:

  1. MInha querida. O melhor de sempre, que bom :) Quem sabe se não se trata de um campeão. Vou torçer por ti. Beijocas :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ter comentado pouco aqui no blog estou a torcer (e muito!) por ti...

    ResponderEliminar
  3. O Homem pode fazer planos,Mas a resposta certa vem de DEUS.ele conhece o seu interior e ele já está preparando o dia e a hora certa do seu MILAGRE.um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho doce e uma esperança GIGANTE nesse melhor de sempre! :*

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Os embriões foram congelados, não se fez a transferência :(

      Eliminar