sábado, 21 de março de 2015

1ª eco da gravidez

Hoje estou com 7 semanas e 6 dias de gravidez, datas oficiais que já me foram dadas pelos médicos.

Tive consulta nos Lusíadas (dia 19, dia do Pai!) precisamente 1 dia antes do dia da consulta na MAC (dia 20) e assim fiz ecografia em 2 dias seguidos, precisamente por estar indecisa sobre onde é que vai acontecer o parto.

Nos Lusíadas a consulta correu maravilhosamente bem, gostei do médico que uma amiga me recomendou e na ecografia descobrimos que estou grávida de... gémeos!


Já me custa a crer na frase "estou grávida", ainda acho inacreditável como é que finalmente um tratamento de fertilidade deu certo comigo (recordo que ao todo foram 7 FIV/ICSI + 2 TEC das ICSIs onde hiperestimulei e não foi autorizada a transferência de embriões a fresco), precisamente quando tinha decidido que este seria a última FIV/ICSI com os meus óvulos e já estava perfeitamente convencida que os meus óvulos não tinham qualidade e que nunca teria filhos com o meu DNA (até estava mentalizada de que se a MAC não me quisesse fazer esta 3ª e última tentativa a que tinha direito, por não valer mais a pena, eu aceitava isso), mas ainda mais me custa a crer na frase "estou grávida de gémeos". Nem parece que isto está a acontecer, de tão inacreditável que é.
Bem, os enjoos estão cá todos os dias e a toda a hora para me lembrar que sim, estou grávida! Ainda esta semana saí a correr de uma reunião no trabalho, precisamente para ir abraçar a sanita (nem o Nausefe me salvou desta).

Ora bem, na eco vimos as 2 bolsas distintas, cada embrião na sua bolsinha, e com o tamanho que deveriam ter: ambos com 9mm. O médico chamou ao 1º embrião, o vizinho de cima, quando o começou a medir. O 2º embrião, o vizinho de baixo, está mais escondido, mas também se conseguiu medir. Ouvimos os coraçõezinhos de cada um a bater... mas foi tão bom ouvir, que até classifico este momento de "momento wow!". Depois ainda mostrou os corações a bater, na eco (mas sinceramente não dei conta na imagem, porque muita coisa mexia ao mesmo tempo). Ambos vimos a eco desde o princípio até ao fim, a consulta ocorreu à hora marcada, tudo muito bem.
O médico explicou-me que estas náuseas permanentes são causadas precisamente pela gravidez gemelar: estou com o dobro do beta HCG, que é produzido pela placenta de cada um dos embriões, e por isso o corpo reage assim.


No dia seguinte, foi a vez da MAC.
Como a MAC é a MAC, tive uma estagiária a fazer-me a eco, apoiada pelo médico. O ecrã não estava virado para mim, e só viraram o ecrã para mim, somente durante um momento, para mostrar os embriões e o pisca-pisca do coração a bater, de um dos gémeos. Aqui sim, vi o pisca-pisca do coração.
Na MAC não meteram o som do coração a bater (não faz mal, já tinha ouvido no dia anterior). Nesta eco, foi só o Pai que viu tudinho o que se passava no ecrã. Ambos os embriões estavam com 13mm (os gajos gostaram a massada de peixe do jantar do dia anterior! cresceram uns milímetros de um dia pró outro!).

eco gémeos 7 semanas gravidez
Os gémeos, na eco das 7 semanas e 4 dias (à esq) e 7 semanas e 5 dias (à dir).

Mas, apesar eu ter não ter podido ver a eco na totalidade, deram-me um relatório que mostrava informação que não obtive nos Lusíadas (nos Lusíadas, o médico só me deu a "foto" da eco e não tive direito a um relatório com as informações). Este médico da MAC disse-nos que o 2º embrião pode ficar pelo caminho, porque tem o saco mais pequeno que o outro, com menos líquido, mas que é normal isso acontecer numa gravidez gemelar, ser transformada numa gravidez só com 1 embrião. O médico dos Lusíadas só avisou que na próxima eco pode acontecer já só haver 1 embrião, disse que seria normal se acontecesse mas não explicou o motivo, apenas me disse que eu não ia dar conta se tal acontecesse, e que a única coisa que daria conta era melhorar das náuseas.

Nos Lusíadas, a data prevista para o parto que me foi indicada, é a 2 de Novembro de 2015, se bem que com gémeos, nunca vou chegar a essa data.
Vou ser um barril com bracinhos e pernas.

Um barril com perninhas, é como eu vou estar daqui a poucos meses.

O médico nos Lusíadas deu-me conselhos (que não me deram na MAC): como trabalho sentada durante todo o dia, convém levantar-me de vez em quando e ir dar uma volta a pé, para fazer o sangue circular (e a posição de sentada não é uma posição natural para os embriões). Estou autorizada a fazer viagens grandes de carro, desde que se faça uma paragem de 100 em 100Km (de hora a hora) para caminhar um pouco (dar a volta a pé à bomba de gasolina). Estou autorizada a viajar de avião desde que seja de duração inferior a 4h.
Falou-nos ainda num exame de sangue para avaliar as trissomias. Este é um exame que custa cerca de 500€ mas que é comparticipado pela seguradora em 70%. É um exame que permite saber o mesmo que a amniocentese, mas sem o risco das picadas da amniocentese (e como tenho de fazer aspirina diariamente por causa da TEC, o risco agrava-se visto que a minha coagulação sanguínea demora mais...)

Na MAC, onde já me deram o livro verde de grávida, fiquei a saber que se deve evitar o creme anti-rugas durante a gravidez (que eu tinha começado a usar este ano - o tempo e a idade não perdoam) e devo usar somente um creme hidratante e protector solar - mas esta informação foi obtida através de pergunta minha, não me iam dar dicas nenhumas... perguntei ainda sobre a toxoplasmose, à qual não sou imune, e disse-me que devo evitar saladas, carne mal passada, presunto/bacon, enchidos, queijos tipo queijo da serra, mas posso comer fiambre (porque é cozido).
Na MAC, a data prevista para o parto que me foi indicada é a 1 de Novembro, mas com gémeos, a data diminui em 15 dias, ou seja, meados de Outubro.

Como na MAC se viu que a gravidez é gemelar, fui direccionada para as Consultas de Alto Risco, onde vai realizar-se a próxima consulta. Desta vez, e como sou uma menina da FIV, fui fazer a ecografia onde as outras grávidas fazem a eco (no rés-do-chão) mas a consulta depois da eco foi no PMA, no 2º andar, com a Dra Teresinha, que, coitada, estava lá sozinha para dar conta de tanta gente. Pode dizer-se que chegámos à MAC, às ecos, às 9 e picos e quando saímos do PMA já eram 14h. Até almoçámos na cantina da MAC, depois da consulta.

Já tenho marcadas as próximas consultas e ecos na MAC e nos Lusíadas.
Na MAC, quando começaram a marcar a eco, disseram que não tinham vaga para o tempo em que a eco deveria ser feita (12 semanas) mas depois repararam que como é gemelar, posso ocupar uma das vagas destinadas a gravidezes gemelares. Depois fomos marcar a consulta de Alto Risco, que se fazem só 2x por semana, em certos dias, dias esses que não coincidem com os dias em que se fazem as ecos gemelares. Pronto, ok, vou lá em 2 dias diferentes. Já esperei anos por este momento, por isso... whatever!
Nos Lusíadas a consulta e eco vão ser mais cedo que as 12 semanas, precisamente por ser gemelar.

Mas onde vai ser o parto?
Se fosse só 1 embrião, a minha resposta seria imediata: nos Lusíadas (e foi por isso que marquei consulta para lá ser acompanhada), para não me deixarem a sofrer com as restrições de orçamentos que acontece no público, evoluir de parto natural para cesariana se as coisas não estiverem a correr bem, onde poderei ser acompanhada diariamente por visitas a qualquer hora e que me poderão ajudar naqueles 1ºs dias, que acredito que sejam traumáticos. Mas, sendo gémeos, sei que é muito provável ter um parto de prematuros, e nos Lusíadas não aceitam partos com menos de 32 semanas (reencaminham para a MAC). Por isso, não sei se não será melhor ser sempre acompanhada na MAC até ao dia D (até porque já lá estou com o rótulo de Alto Risco).

Vamos ver a evolução da coisa... se se confirma que continua a ser gemelar ou não... depois decido onde será. Até lá, vou a consultas e exames nos 2 sítios.

23 comentários:

  1. Parabéns a dobrar :) Se deus quiser tudo ira correr bem ;)

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns! Se forem gemeos vai ser um desafio e tanto... se não forem vai ser maravilhoso também! Vai correr tudo bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tens razão, sejam 2 ou seja 1, é maravilhoso!

      Eliminar
  3. Parabéns! que coisa incrivel :) estou do outro lado do ecrã a torcer fervorosamente para tudo dar certo... Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos, muitos parabéns!!!
    Acredita que fico mesmo feliz por ler estas excelentes novidades. Escrevi ha uns posts - eu estava à espera do meu exame de sangue - mas não foi desta...a 3ªicsi a falhar...já aceitei que esta é uma maratona e que ganha quem não desiste. Obrigada pelo blog que é uma grande inspiração!
    Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte na tua luta Ângela! Sorte, é tudo o que precisamos!
      Bjs!

      Eliminar
  5. Olá ;) Estava ansiosa por ver este teu post! Fiquei muito feliz ;) tenho seguido o teu blogue à pouco tempo pois temos datas muito idênticas! Também fiz fiv com transferência de 2 embriões no dia 9 de Fevereiro e fiz o beta exactamente no dia 23 como e também deu positivo! E agora vejo que também pensas ser acompanhada nos Lusíadas onde fui à minha primeira consulta dia 17 ;) Que giro não é? Muitos muitos parabéns! Vive isto ao máximo ;) beijinho grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Vamos ser companheiras de barriguinha :) :)
      Parabéns também para ti!!
      Bjs!

      Eliminar
    2. A minha próxima consulta nos Lusíadas é dia 14 de Abril às 14:30h..e tu?
      Beijinho
      Cátia

      Eliminar
    3. Vou lá mais cedo, no dia 9.
      Como são gémeos, o Dr quer ver-me mais vezes para acompanhar mais de perto...

      Eliminar
  6. Muitos parabéns! Estava ansiosa à espera deste post! Quando tudo está bem às 7 semanas, podemos começar a acreditar! Agora é só manter a calma e aproveitar cada dia!

    ResponderEliminar
  7. yeaaaaa, a dobrar :D

    Muitos parabéns mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Ola =) Parabéns pelos teus bebes**** De certeza que tudo vai correr bem e que vais ter dois bebes lindos.
    Beijinhos, V.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns.DEUS É FIEL quem não desiste sempre alcança MILAGRE.esse momento é seu e ninguém pode tirar.

    ResponderEliminar
  10. :D :D :D
    Como sabes, da minha primeira gravidez tb eram gemeos, mas perdi um Às 8 semanas e n senti nada nem nunca tive qq perda de sangue. O corpo simlesmente absorve para q o outro posa sobreviver, mas estou em conta q isso não vos vai acontecer!

    Estou FELIZZZZ FELIZZZ FELIZ!!!! Força e aproveita! :D

    ResponderEliminar
  11. Parabéns! E Deus queira que tudo corra bem! Muitas bênçãos para os 4!"A gravidez que não sai da cabeça cresce na barriga"!

    ResponderEliminar