segunda-feira, 16 de março de 2015

Tosse durante a Gravidez

7 semanas de gravidez já estão completas, estou a caminho das 8 (segundo as minhas contas, com a data da TEC). No final desta semana terei a ecografia e consulta na MAC (yey!). Mas, não ando muito bem. As náuseas são uma constante, mesmo com o Nausefe, e neste fim de semana nem o Nausefe me impediu de vomitar mais uma vez. E a tosse também não ajuda.

Ando constipada desde há 1 semana e meia... nariz entupido, ouvidos tapados (como se andasse com uma bolha à volta da cabeça, que me faz ouvir o barulho muito ao longe), muita ranhoca (que até já incluiu por  duas vezes uma hemorragia nasal, ao assoar-me) e tosse, muita tosse e muito pouca expecturação.

Fico pior da tosse à noite, quando estou deitada, e a tosse dá-me com tanta força que me deixa a garganta arranhada e com dores no peito ao tossir. Imagino os saltos que o(s) embrião(ões) deve(m) sentir, de tanta tosse da sua mamã!

Andei a tomar várias mezinhas caseiras, para aliviar a tosse: xarope de cenoura, comer mel, beber leite quente com mel e limão, chá de mel e limão, sumo de laranja, mas nada parece fazer abrandar a tosse nem a constipação.

Hoje achei que já chegava de tentar curar-me com mezinhas, visto que estou cada vez pior da tosse.
Acordei às 4h30 com um grande ataque de tosse e já não consegui voltar a adormecer: ora ficava com o nariz entupido, ora vinha lá mais tosse. Como não se podem tomar medicamentos à toa durante uma gravidez (se não estivesse grávida já andaria a tomar xaropes de farmácia e a comer pastilhas que aliviam a garganta), hoje recorri a um médico. Ora bem, parece que tenho uma tosse de origem viral e para a combater, o médico mandou tomar Maxilase 3000 U, 1 comprimido antes das 3 principais refeições, durante 3 a 4 dias.

Na hora de almoço já trato de ir a uma farmácia comprar este comprimidos mágicos.

Mais alguém sofreu de tosse e constipações difíceis de curar durante a gravidez? Se sim como é que se curaram?




4 comentários:

  1. Eu não sofri infelizmente não posso ajudar mas as melhoras :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tive a minha tosse alérgica na gravidez, mas como era alérgica, curou-se sem xaropes, mas com os medicamentos da asma...
    Beijinhos grandes*

    ResponderEliminar
  3. ola comigo aconteceu a msm coisa , antes de saber que estava gravida começou a tosse cheguei a ficar 3 dias sem voz estou de 9 semanas e ainda não melhorou ,meu médico mandou eu tomar celestamine durante 5 dias e nada ,fui num otorrino me passou inalação com clenil A tbm não resolveu ,por favor me ajudem quem já passou por isso ,não aguento mais tossir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá de falar com a sua médica e ver o que ela lhe sugere que faça... boa sorte!

      Eliminar